O valor da tarifa de transporte público em Natal voltará a custar R$ 2,20 a partir da meia-noite deste domingo, 23. O Decreto 9.998, de 21 de junho de 2013, foi assinado na manhã desta sexta-feiraN (21) pelo prefeito Carlos Eduardo. O documento será publicado na edição do Diário Oficial do Município (DOM) deste sábado (22) e oficializará a medida da Prefeitura de Natal.
Carlos Eduardo assina projeto
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) optou, mais uma vez, por não comentar o assunto. A assessoria de imprensa assegurou que a medida será seguida e o usuário não sofrerá nenhuma queda no serviço.
O chefe do Executivo Municipal ressaltou que a decisão de reavaliar o preço da passagem foi “política” e ocorreu num momento de mudanças no país, com Natal seguindo o rumo da vanguarda. “A medida está tomada e é irrevogável”, assegurou o prefeito. Indagado sobre possíveis reflexos da medida no orçamento municipal, Carlos Eduardo afirmou que não acarretará nenhum problema ao Município. “Não terá nenhum reflexo em nenhuma outra área da Prefeitura. Os empresários também precisam fazer os sacrifícios deles”, analisou o prefeito. Uma reunião deverá ocorrer entre Município e Seturn na próxima semana.
Uma outra aguardada reavaliação pela população de Natal e Região Metropolitana é a das tarifas do transporte intermunicipal. Em coletiva de imprensa na quinta-feira (20), o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN), Demétrio Torres, responsável pela composição dos valores das tarifas intermunicipais, assegurou que o custo de tais passagens está em fase de reavaliação. Entretanto, a assessoria de imprensa do órgão confirmou que ainda não há data para a divulgação da redução ou manutenção dos atuais valores.
O DER/RN confirmou que, seguindo o mesmo caminho da Prefeitura de Natal, determinou a desoneração de impostos como PIS e Cofins das passagens. Mesmo assim, alguns trechos sofrerão ágios de valor de até 13%. De determinados pontos de Macaíba, as passagens para Natal chegam a custar R$ 3,20 cada trecho. A população reclama dos impactos do aumento no orçamento, cobram melhorias do sistema e passagens mais baratas.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE
0 comentários:
Postar um comentário