Do R$ 1,7 bilhão em recursos federais que serão destinados ao Rio Grande do Norte para investimentos em áreas diversas, conforme anunciado pela presidenta Dilma Rousseff na segunda-feira, 3 de junho, R$ 370 milhões serão consumidos por três obras de infraestrutura de tráfego: Viaduto do Gancho de Igapó, duplicação de parte da BR-304 (incluindo a Reta Tabajara) e a adequação das marginais da BR-101/Sul. Esta, porém, é apenas uma fatia do recheado bolo de investimentos em infraestrutura de tráfego para o Estado. Somados, os recursos para as obras com este perfil cuja responsabilidade recai sobre União, Governo do Estado e Prefeitura de Natal, chegam a R$ 1,1 bilhão. Das nove obras elencadas pela TN para a composição desta reportagem, somente uma está, de fato, em execução física, que é a intervenção da Avenida Omar O’Grady, cuja previsão do Departamento de Estradas de Rodagem do RN (DER/RN), é que seja entregue até o final deste mês.
Muitos projetos, poucas obras
Do R$ 1,7 bilhão em recursos federais que serão destinados ao Rio Grande
do Norte para investimentos em áreas diversas, conforme anunciado pela
presidenta Dilma Rousseff na segunda-feira, 3 de junho, R$ 370 milhões
serão consumidos por três obras de infraestrutura de tráfego: Viaduto do
Gancho de Igapó, duplicação de parte da BR-304 (incluindo a Reta
Tabajara) e a adequação das marginais da BR-101/Sul. Esta, porém, é
apenas uma fatia do recheado bolo de investimentos em infraestrutura de
tráfego para o Estado. Somados, os recursos para as obras com este
perfil cuja responsabilidade recai sobre União, Governo do Estado e
Prefeitura de Natal, chegam a R$ 1,1 bilhão. Das nove obras elencadas
pela TN para a composição desta reportagem, somente uma está, de fato,
em execução física, que é a intervenção da Avenida Omar O’Grady, cuja
previsão do Departamento de Estradas de Rodagem do RN (DER/RN), é que
seja entregue até o final deste mês.
As
oito intervenções restantes, estão em fase de licitação. Os valores de
alguns projetos, inclusive, poderão sofrer ágio, como é o caso do
recém-anunciado Viaduto da BR 101, em Nova Parnamirim. O custo final das
obras não foi confirmado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura
de Transportes (DNIT/RN), sob a argumentação que, conforme o dispositivo
que regulamenta o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), os valores
da obra não podem ser publicizados. Do mesmo modo, o custo final da
adequação da Avenida Engenheiro Roberto Freire não foi confirmado pela
Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN), sob a mesma argumentação do
DNIT
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