terça-feira, 29 de outubro de 2013

Avenida Mor Gouveia começa a ser interditada para obras de binário




Praticamente uma semana após o início do Lote 2 das obras de mobilidade urbana, que corresponde ao entorno da Arena das Dunas, a Prefeitura do Natal iniciou, ontem, as intervenções do Lote 1. O projeto contempla as avenidas Mor Gouveia e Jerônimo Câmara, que serão transformadas em binário. Segundo informações passadas pelo secretário de Obras Públicas de Natal, Tomaz Neto, ontem à tarde as placas e os desvios seriam montados.
Magnus NascimentoParte do asfalto na Mor Gouveia, altura do Km-6, já está rasgadoParte do asfalto na Mor Gouveia, altura do Km-6, já está rasgado

No início da tarde de ontem, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE constatou que operários já perfuravam o asfalto na Mor Gouveia, próximo ao Km-6. A obra orçada em R$ 111 milhões está sendo executada pela construtora E&T e tem o mês de maio de 2014, da mesma forma que ocorre no Lote 2, como prazo para conclusão. Fora da cidade, via telefone, o titular da Semopi contou que ontem mesmo o motorista já sentiria a mudança de cenário em mais uma via de Natal.

“Estamos concluindo os desvios de tráfego e implantando as placas de sinalização. Então, sem dúvida, no máximo, amanhã já estaremos trabalhando  efetivamente nessas obras”, afirmou Tomaz Neto. O primeiro trecho a passar por obras é entre a Avenida Rio Grande do Sul e a BR-226 (Av. Dr. Napoleão Laureano, mais conhecida como Km-6).

Uma série de interdições no trânsito precisará ser feita para que os trabalhos possam avançar sem prejuízo ao cronograma. Nesse começo, o fluxo de veículos está interrompido no sentido Cidade da Esperança/Km-6. A  interdição deve durar até o final de novembro. O outro sentido da via só será executado entre os meses de novembro e dezembro, quando se conclui as duas primeiras etapas da obra.

As intervenções contemplam a demolição e remoção e substituição do pavimento antigo; escavação e lançamento da rede de drenagem; execução da rede de esgoto; e execução da rede de água, contemplando 3,6 km na Mor Gouveia e 2,2 km na Jerônimo Câmara. As terceira e quarta etapas da obra do binário vão se concentrar nas pistas 1 e 2 (lado direito e esquerdo) da Capitão Mor Gouveia, no trecho compreendido entre as avenidas Coronel Estevam e Interventor Mário Câmara.

O cronograma prevê a execução dos trabalhos entre os meses de dezembro de 2013 até março de 2014. Tomaz Neto, conforme publicado na edição de 23 de outubro da TRIBUNA DO NORTE, explica que todas as interdições vão acompanhar a evolução da intervenção. As demais etapas, 5, 6, 7 e 8, correspondem às obras até o trecho da Mor Gouveia cortado pela Rua São José e todo o trecho previsto da Jerônimo Câmara.

De acordo com o cronograma apresentado pela Semopi, quatro trechos da Mor Gouveia e da Jerônimo Câmara passarão simultaneamente por obras no mês de fevereiro. Tomaz Neto conta com a transferência de parcela significativa da população potiguar para as praias, nesse mês, que ainda é considerado de veraneio para alguns, o que deve diminuir o impacto no trânsito.

“A população vai precisar de paciência. Essas obras ou são agora ou são agora”, afirmou, naquela mesma edição. Além da mudança de fluxo, as duas avenidas ficarão mais largas e, afirma o secretário, poderão receber um número maior de veículos. Neto afirmou ainda que os canteiros centrais serão mantidos.
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Praticamente uma semana após o início do Lote 2 das obras de mobilidade urbana, que corresponde ao entorno da Arena das Dunas, a Prefeitura do Natal iniciou, ontem, as intervenções do Lote 1. O projeto contempla as avenidas Mor Gouveia e Jerônimo Câmara, que serão transformadas em binário. Segundo informações passadas pelo secretário de Obras Públicas de Natal, Tomaz Neto, ontem à tarde as placas e os desvios seriam montados.
Magnus NascimentoParte do asfalto na Mor Gouveia, altura do Km-6, já está rasgadoParte do asfalto na Mor Gouveia, altura do Km-6, já está rasgado

No início da tarde de ontem, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE constatou que operários já perfuravam o asfalto na Mor Gouveia, próximo ao Km-6. A obra orçada em R$ 111 milhões está sendo executada pela construtora E&T e tem o mês de maio de 2014, da mesma forma que ocorre no Lote 2, como prazo para conclusão. Fora da cidade, via telefone, o titular da Semopi contou que ontem mesmo o motorista já sentiria a mudança de cenário em mais uma via de Natal.

“Estamos concluindo os desvios de tráfego e implantando as placas de sinalização. Então, sem dúvida, no máximo, amanhã já estaremos trabalhando  efetivamente nessas obras”, afirmou Tomaz Neto. O primeiro trecho a passar por obras é entre a Avenida Rio Grande do Sul e a BR-226 (Av. Dr. Napoleão Laureano, mais conhecida como Km-6).

Uma série de interdições no trânsito precisará ser feita para que os trabalhos possam avançar sem prejuízo ao cronograma. Nesse começo, o fluxo de veículos está interrompido no sentido Cidade da Esperança/Km-6. A  interdição deve durar até o final de novembro. O outro sentido da via só será executado entre os meses de novembro e dezembro, quando se conclui as duas primeiras etapas da obra.

As intervenções contemplam a demolição e remoção e substituição do pavimento antigo; escavação e lançamento da rede de drenagem; execução da rede de esgoto; e execução da rede de água, contemplando 3,6 km na Mor Gouveia e 2,2 km na Jerônimo Câmara. As terceira e quarta etapas da obra do binário vão se concentrar nas pistas 1 e 2 (lado direito e esquerdo) da Capitão Mor Gouveia, no trecho compreendido entre as avenidas Coronel Estevam e Interventor Mário Câmara.

O cronograma prevê a execução dos trabalhos entre os meses de dezembro de 2013 até março de 2014. Tomaz Neto, conforme publicado na edição de 23 de outubro da TRIBUNA DO NORTE, explica que todas as interdições vão acompanhar a evolução da intervenção. As demais etapas, 5, 6, 7 e 8, correspondem às obras até o trecho da Mor Gouveia cortado pela Rua São José e todo o trecho previsto da Jerônimo Câmara.

De acordo com o cronograma apresentado pela Semopi, quatro trechos da Mor Gouveia e da Jerônimo Câmara passarão simultaneamente por obras no mês de fevereiro. Tomaz Neto conta com a transferência de parcela significativa da população potiguar para as praias, nesse mês, que ainda é considerado de veraneio para alguns, o que deve diminuir o impacto no trânsito.

“A população vai precisar de paciência. Essas obras ou são agora ou são agora”, afirmou, naquela mesma edição. Além da mudança de fluxo, as duas avenidas ficarão mais largas e, afirma o secretário, poderão receber um número maior de veículos. Neto afirmou ainda que os canteiros centrais serão mantidos.

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