O Tribunal Regional Eleitoral informou que 82.715 mil eleitores ainda não fizeram o recadastramento biométrico em Natal. De acordo com o órgão, eles têm até o próximo dia 7 de maio para procurar o Fórum Eleitoral antes que sejam impedidos de votar nas próximas eleições. A revisão biométrica na capital do Rio Grande do Norte terminou há um mês, com 440.307 mil eleitores revisados, o que equivale a 84.19% do eleitorado que a cidade tinha antes de revisar. Para os retardatários, o movimento é tranquilo no TRE.
Estrutura para atendimento à população que participa da revisão biométrica tem evitado filas
O Fórum Eleitoral de Natal, situado à avenida Rui Barbosa, no bairro do Tirol, próximo ao IFRN, está funcionando em janeiro no horário das 8h às 13h e, a partir de 1º fevereiro, o horário volta a ser das 8h às 18h. Lá, os eleitores podem proceder a revisão biométrica portando documento de identidade com foto, comprovante de residência de Natal e o título eleitoral.
TRE realiza aproximadamente 500 atendimentos por dia
No caso de não realizar a revisão, o eleitor terá o título eleitoral e sofrerá uma série de restrições, dentre as quais a impossibilidade de se matricular em instituições de ensino, tirar passaportes e tomar posse em cargos públicos.
A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando aos dados fornecidos (impressões digitais) na hora do voto com todo o banco de dados disponível. Assim, a tentativa de fraude na hora da votação torna-se praticamente inviável.
0 comentários:
Postar um comentário